quinta-feira, 13 de agosto de 2009

A importância da Mata Ciliar



Por Marcelo Godoy, Presidente do IEPA

Como o próprio nome diz, Mata Ciliar são os cílios dos corpos d’água, ou seja, são as matas e florestas ao longo de nascentes, riachos, rios e represas. Formadas pelo homem ou de ocorrência natural, estão localizadas às margens ou áreas adjacentes aos corpos d’água.

A Mata Ciliar, floresta ripária ou mata de galeria, como também é chamada, desempenha funções semelhantes aos cílios dos homens, filtrando impurezas e evitando que os olhos sofram agressões do meio externo.

Formada nos mais diferentes tipos de terreno, a Mata Ciliar é de extrema importância não só para a biodiversidade da flora (plantas), como para a biodiversidade da fauna (animais), pois exerce um papel de abrigo, alimentação, reprodução e proteção. Além disso, a Mata Ciliar possui outras importantes funções:

- Mantenedora da qualidade da água.
- Estabiliza e controla o solo às margens dos rios, evitando que desbarranque e que ocorra assoreamento dos corpos hídricos.
- Importante regularizadora dos lençóis freáticos.
- Importante corredor ecológico entre as espécies, devido aos longos trechos que acompanham os corpos d’ água.
- Mantém o leito dos rios sobre controle, evitando com isso inundações e diminuição de fluxo.
- Controla a temperatura da água, proporcionando refugio e abrigo às espécies aquáticas.
- É fundamental para a preservação das nascentes.

A Mata Ciliar é considerada pelo Código Florestal Federal (Lei 4771/65) como área de proteção permanente, mas nem por isso deixou de sofrer degradação. A ação antrópica (ação do homem na natureza) vem destruindo esse importante refugio da biodiversidade e mantenedor dos corpos hídricos.

Ações de destruição e desmatamento, poluição dos rios com herbicidas e agrotóxicos - que são aplicados em grandes números nas plantações e acabam por ser depositados nas margens e, conseqüentemente, na Mata Ciliar -, atividades de extração de areia, ocupação irregular de moradias e a falta de políticas públicas nos municípios vêm colocando em risco as Matas Ciliares e a vida do próprio homem.

Para conseguirmos reverter esse quadro de destruição das matas ciliares, que hoje é considerado crime ambiental, a sua participação é fundamental. Precisamos aumentar o número de Matas Ciliares em todo o Brasil e as áreas de preservação das nascentes e dos cursos hídricos.
Outra importante atitude que você pode colaborar é, caso se depare com desmatamento, poluição, ocupação irregular ou algum tipo de ação predatória contra as Matas Ciliares, entre imediatamente em contato com a Polícia Militar Ambiental ou com o IEPA – Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais, nos telefones abaixo relacionados. Não precisa se identificar, basta passar o endereço completo, área da denúncia e a ação que esta sendo realizada.

Caso você tenha uma propriedade que contenha uma parcela de Mata Ciliar ou precise realizar um trabalho ou projeto de composição deste fragmento, entre em contato com o IEPA e saiba como formar ou manter uma Mata Ciliar e identificar as espécies de fauna e flora existentes em sua propriedade.

- IEPA – Instituto Ecológico e de Proteção aos Animais Tel. (12) 3933 5993 ou 9713 5794 ou e-mail: iepa@iepa.org.br

- Polícia Militar Ambiental 3ª CIA (Taubaté – SP) Tel. (12) 3621 5598/6300

6 comentários:

  1. Muito legal o pots Marcelo..... Sou estudante de Biologia da UNIVAP e trabalho como Educadora Ambiental na VCP, e é muito bom ler na sua postagem exatamente o mesmo q passo para as crianças...é importantíssimo q elas tenham essa idéia bem clara na cabeça e com esse blog, isso fica muito mais facil e claro!!! PARABENS de verdade pelo trabalho!!!

    ResponderExcluir
  2. adorei saber de tudo isso !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Ameiii!!!Vou tirar total no meu trabalho!!

    ResponderExcluir
  4. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  5. No ano de 2.003, eu (Newton Almeida) era Secretário Municipal de Meio Ambiente de Rio Bonito (RJ), e conquistamos o apoio do Consórcio Ambiental Intermunicipal Lagos / São João, idealizado e fundado pelo Luiz Firmino Pereira, para reflorestamentos em Rio Bonito . ( Foi o Firmino que conseguiu levar adiante os projetos para a despoluição da Lagoa de Araruama, que passados uns 7 anos está completamente revitalizada, em seguro processo de despoluição ). Vejam as fotos logo acima, na primeira foto, margem do Rio Bacaxá, em 16 de novembro de 2.003 . E a mesma margem em 30 de janeiro de 2011, na segunda foto . Percebam como é difícil recompor as matas ciliares. Após sete anos é que começam a ter aspecto de mata, as árvores plantadas, na margem direita, pelo Projeto de Reflorestamento do Rio Bacaxá , em 2003 / 2004..... http://limpezariomeriti.blogspot.com

    Parabéns pelo trabalho ! Pessoas como vocês me motivam a acreditar que nosso filhos viverão num mundo melhor !
    Newton Almeida
    MEIO AMBIENTE RIO DE JANEIRO

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir